0



Lucas Willian dos Santos,
20 anos, está cursando o
terceiro ano de Economia
na FAC - FITO e é cola-
borador do Portal do Gru
po Atomic



Voz do Aluno
Ciências Humanas - Economia

O País da TV e da água encanada( só para quem pode)


por Lucas Willian

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) revela que 12 milhões de domicílios no País não têm acesso à rede geral de abastecimento de água. E apenas quatro em cada dez domicílios brasileiros tem acesso à rede geral de esgoto. Além disso, a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), mostra que um em cada cinco brasileiros de 15 anos ou mais (20,3% do total) são analfabetos funcionais, ou seja, têm menos de quatro anos de estudos. Para completar a comparação, grande maioria dos domicílios possui TV a cores (95,3%).
" quanto
mais educação o povo tiver,
mais refletirá nas qualidades
dos serviços públicos, entre
outros ganhos" Lucas Willians, Universitário
Poderia colocar mais números de diferentes setores, mas vejamos: Segundo PNSB e PNAD, existem mais televisores do que saneamento e que alfabetizados. Apesar de que a TV seja uns dos maiores meios de cultura, isso é inaceitável. Como um país que quer ser reconhecido como Grande(ainda?), se o mesmo da preferência à TV do que saneamento básico ou a educação? Hoje a criminalidade cresce mais que o PIB do nosso país, e isso é desenvolvimento? Como dizia Delfim Neto, “A economia vai bem, já o povo...”.

Agora, para reverter essa situação vergonhosa e manter um crescimento sustentável ao longo prazo, é necessário investimento pesado em todos os setores, não apenas investimentos, mas um plano central que consiga superar os 4 ou 8 anos de um presidenciável. E ainda digo que a área que deve ser priorizada é a educação, pois é ela que da a base á sociedade; é ela que vai determinar o quão grandes seremos no futuro; afinal, é ela que vai determinar o nível que a sociedade cobra dos governantes, pois quanto mais educação o povo tiver ,mais refletirá nas qualidades dos serviços públicos, entre outros ganhos.
É triste ver um país onde se tem mais TV do que educação e/ou água encanada. Hoje, o Brasil é esse que quer crescer tanto, e muitas vezes esquece do seu povo. É nesse país em que vivo, que da mais valor aos supérfluos do que o essencial. É repetitivo, mas sem educação, não há futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agência Grupo Atomic Comunicações | Copyright © 2010-2011 | TOPO ▲ Política de Privacidade | Termos de Uso